DEPRESSÃO SAZONAL

DEPRESSÃO SAZONAL

Alguma vez sentiste que os períodos do ano em que te sentias pior eram semelhantes? Se a resposta foi positiva, podemos estar a falar de depressão sazonal.

Para ser considerada depressão, pelo menos 5 dos seguintes sintomas devem estar presentes durante, no mínimo, duas semanas (sendo que um dos sintomas terá de ser humor deprimido ou perda de interesse/prazer):

  1. Humor triste ou deprimido, quase todos os dias.
  2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades, na maior parte do dia.
  3. Perda/ganho significativo de peso sem estar a fazer dieta ou redução/aumento do apetite.
  4. Insónia (dormir a menos) ou hipersónia (dormir a mais).
  5. Agitação ou lentificação psicomotora.
  6. Fadiga ou perda de energia.
  7. Sentimentos de inutilidade, culpa excessiva ou inapropriada.
  8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar.
  9. Pensamentos recorrentes de morte (não apenas medo de morrer), ideação, tentativa ou plano suicída.

 

Em algumas pessoas, estes sintomas surgem na mesma época do ano, e aí podemos estar a falar de Depressão com Padrão Sazonal.

Na Depressão com Padrão Sazonal, há relação temporal regular entre o início da depressão e determinada estação do ano. Na maioria dos casos, os sintomas iniciam-se no outono ou no inverno e remitem na primavera. As pessoas mais jovens tendem a ter mais episódios depressivos no inverno.

Esta condição precisa de tratamento e nós também podemos ajudar.
Para além do acompanhamento psicológico adequado, é importante complementar com a toma de um suplemento alimentar que te ajudem a manter os níveis de serotonina equilibrados e, assim, promover a boa disposição. O MENTAL BALANCE é composto por Magnésio e vitaminas do complexo B que contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso, um bom desempenho mental e promovem o equilíbrio da função psicológica.


Raquel Teixeira
Psicóloga Clínica