Sabias que o Sol pode reforçar a Vitamina D?

Sabias que o Sol pode reforçar a Vitamina D?

A vitamina D é produzida na pele durante a exposição ao sol. A exposição solar insuficiente, devido, por exemplo, a uma vida mais sedentária e menos ao ar livre, regimes alimentares com menor aporte de vitamina D e pele hiperpigmentada, são as principais causas de défice de vitamina D.

 

Porque é esta vitamina tão importante? A vitamina D contribui para a manutenção normal dos ossos e da função muscular, equilibra a pressão arterial e protege e previne contra o cancro da mama, próstata e ovários.

 

Mas afinal como conseguimos obter Vitamina D?

Cerca de 15 minutos diários de exposição solar do rosto, braços e/ou pernas, sem proteção solar, conseguem fornecer quantidades suficientes de vitamina D ao nosso organismo. Mas atenção, devemos apanhar sol apenas nas horas de menor intensidade solar e, no verão, o uso de protetor solar nunca deve ser esquecido, principalmente se a exposição solar for prolongada.

Em casos específicos, nomeadamente, as pessoas com exposição solar muito limitada ou com problemas de absorção intestinal, devem recorrer à suplementação desta vitamina.

Esperamos que tenhas gostado da nossa rubrica desta semana.