A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que causa edema, principalmente nas pernas, pés, mãos e abdômen. As mulheres têm uma maior tendência hormonal a sofrer de retenção de líquidos, mas o consumo excessivo de sal, uma alimentação desequilibrada, o sedentarismo, o excesso de peso, o uso de roupas apertadas e algumas doenças são outras possíveis causas que intensificam este problema.
De uma forma geral, os hábitos diários têm muito impacto no organismo e maus hábitos contribuem para o aumento da retenção de líquidos.
Sem dúvida que a alimentação é dos fatores mais importantes: quanto mais equilibrada e saudável for, menos propenso se está à retenção de líquidos. O nosso drenante DIURETIC tem uma super combinação de ingredientes naturais que rapidamente te ajudará a reduzir a retenção de líquidos.
Existem medidas que podemos adotar diariamente que reduzem a retenção de líquidos. Para te ajudar, reunimos 9 dicas para minimizar este problema:
- Beber bastante água ou chá. Para calcular a quantidade de água que precisa ingerir todos os dias: 35ml x peso corporal (em kg). Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Comer várias vezes ao dia, mantendo horários normais para refeições, e tentar confecionar comidas mais saudáveis, visto haver mais tempo para a confeção das mesmas. Reduzir, também, o consumo de sal.
- Usar roupa confortável e larga. Roupa apertada dificulta o trabalho do sistema circulatório.
- Manter a atividade física: a Organização Mundial de Saúde recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de atividade física de intensidade, pelo menos, moderada. Pode tentar andar o mais possível pela sua casa (subir e descer escadas, caso as tenha), realizar as suas atividades domésticas, tratar do seu jardim/horta e até dançar.
- Evitar ficar mais de 30 minutos seguidos na posição de sentado, reclinado ou deitado (enquanto está acordado). Levante-se ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel. Levante-se ou ande pela casa durante os intervalos publicitários televisivos, por exemplo.
- Ao longo do dia, coloque-se na ponta dos pés e, depois, em calcanhares, em movimentos lentos e repetidos, as vezes que quiser, para ativar a circulação.
- Se o inchaço se verificar nas mãos, mova os punhos em movimentos circulares, várias vezes ao dia.
- Se trabalhar ao computador/tablet a partir de casa, vá alternando as posições de sentado e de pé.
- Elevar as pernas, à altura do tronco, sempre que estiver na posição de deitado (pode usar almofadas para o efeito).