7 alimentos da estação para consumir nesta primavera

7 alimentos da estação para consumir nesta primavera

Já pensaste que impacto têm os alimentos que consomes no teu dia a dia? Quais serão as melhores escolhas para esta primavera?

 

Embora tenhamos acesso durante todo o ano a quase todas as frutas e legumes, é importante continuar a priorizar os alimentos da estação, incentivando às técnicas agrícolas adequadas e aproveitando as melhores relações nutricionais de qualidade-preço.

 

Mas afinal, porque deves consumir os alimentos da estação?

 

Os produtos que compramos fora da época são geralmente importados, para além de que passam bastante tempo em câmaras frigoríficas, para serem transportados para os países e localidades onde serão comercializados. Para isso, são colhidos precocemente, para amadurecerem durante o caminho que têm de fazer até à nossa, perdendo qualidade nutricional.

 

É importante recordarmos que por algum motivo, determinados legumes e frutos desenvolvem-se naturalmente em determinadas alturas do ano e, assim, devemos respeitar a produção nacional e o tempo de cada um dos alimentos da estação.

 

Imagem 1: Alimentos da estação no teu frigorífico

 

Os 7 alimentos da estação que deves começar já a consumir

 

Apesar de existir uma oferta variada nas grandes superfícies comerciais, procura fazer boas escolhas e tira proveito destes alimentos da estação, mais nutritivos, saborosos e baratos. A seguir deixamos-te algumas sugestões.

 

1. Couve-lombarda

         

        Para além da sua fácil utilização em sopas práticas, a couve-lombarda tem a vantagem de ser nutricionalmente muito rica, pelo seu teor em vitaminas C, B6 e E, em minerais como o cálcio, o ferro e o potássio, fibras e antioxidantes. Vai ajudar a manter a tua saúde equilibrada ao nível da pele e cabelo, da tensão arterial e da digestão.

         

        Imagem 2: Couve Lombarda

         

        2. Funcho

             

            O funcho é outro dos alimentos da estação que deverá estar presente na tua mesa de primavera, já que apresenta várias propriedades medicinais.

             

            As ações ao nível do aparelho digestivo, de complicações urinárias e de inflamações da garganta e laringe trazem ao funcho um grande interesse medicinal, especialmente devido ao seu teor em fibras, antioxidantes, vitamina C e minerais, como o cálcio, o ferro e o potássio.

             

            Imagem 3: Funcho

             

            3. Cereja

               

              As cerejas, para além de deliciosas, são ricas em vitaminas A, C e do complexo B, e em minerais, como o cálcio e o fósforo. Para além disso, sabias que podes encontrar antioxidantes e gorduras saudáveis na sua composição?

               

              Por todos estes motivos, as cerejas são um dos alimentos da estação e podem trazer vários benefícios para a nossa saúde, nomeadamente uma ação anti-inflamatória, manutenção da saúde cardiovascular, prevenção de vários tipos de cancro.

               

              Imagem 4: Cerejas

               

              4. Mirtilo

                 

                O mirtilo tem um valor nutritivo inquestionável e talvez seja por isso que é tão popular, mesmo fora da época. Assim, aproveita este fruto que a primavera te traz e desfruta do seu potencial nutricional, do seu sabor e da sua versatilidade de utilização.

                 

                Consumido em conjugação com outros frutos, em sumos, batidos, snacks ou pequenos-almoços, o mirtilo pode ser incluído na tua alimentação de variadíssimas formas. Só tens que ser criativo!

                 

                Imagem 5: Utiliza os teus mirtilos de forma criativa

                 

                5. Nêspera

                   

                  De sabor doce e delicioso, a nêspera é mais um dos alimentos da estação, repleto de nutrientes interessantes para a tua saúde, por isso deve ser um fruto privilegiado nestes dias mais quentes de primavera.

                   

                  A nêspera é rica em vitamina A, fibra, minerais, como o potássio, cálcio e fósforo, e betacarotenos, tendo vários benefícios para a pele, pressão arterial, perda de peso, saúde ocular, fortalecimento dos ossos, dentes e prevenção de alguns tipos de cancro.

                   

                  Imagem 6: Nêsperas biológicas

                   

                  6. Rabanete

                     

                    Sabias que o rabanete é uma planta da mesma família da couve e do agrião?

                     

                    Rico em vitaminas C, K e do complexo B, antioxidantes e minerais como potássio, zinco e fósforo, este alimento da estação pode ajudar a controlar a pressão arterial, a função digestiva e estimular o teu sistema imunitário.

                     

                    Imagem 7: Rabanete

                     

                    7. Espinafres

                       

                      Cada vez mais utilizados na alimentação diária, os espinafres, tradicionalmente incluídos na sopa, atualmente são utilizados noutros pratos salgados, em saladas, bolos ou batidos, por exemplo.

                       

                      É um alimento da estação rico em minerais, como cálcio, ferro e magnésio, em fibras, em vitaminas A, K e B. Pode ser importante ao nível da proteção cardiovascular, do desenvolvimento cognitivo e da manutenção da saúde dos olhos.

                       

                      Imagem 8: Espinafres

                       

                      Complementa os alimentos da estação com suplementos da REGERIX!

                      Para David R. Montgomery, professor da Universidade de Washington, o declínio dos nutrientes é preocupante. "Vai deixar os nossos corpos com menos componentes de que necessitam para montar defesas contra doenças crónicas, e minar o valor dos alimentos como medicina preventiva", explicou ele à National Geographic.

                      Desta forma, sugerimos que complementes a tua alimentação com vitaminas e suplementos que atuem em harmonia e dêem apoio às necessidades únicas do teu corpo. Podes descobrir as nossas opções aqui. Depois, partilha connosco o teu feedback nas redes sociais.

                      Imagem 9: Pack Power Vit